A história do Hospital São Francisco está intimamente ligada à construção da barragem e Usina Hidrelétrica (UHE) Bernardo Mascarenhas localizada em Três Marias. Com início das obras em 1957, o grande empreendimento movimentou milhares de trabalhadores para a região que estava em expansão. Foi construído o acampamento da Cemig, uma cidade temporária para acomodar cerca de 10 mil habitantes. Essa estrutura era dotada de diversos serviços públicos: centro comercial, clube, escola, HOSPITAL, entre outros.
Os serviços hospitalares existentes no acampamento da Cemig atendiam pessoas de toda a região, o que transformava o local em uma referência para toda a população independente de sua ligação com a empresa.
A edificação possuía alicerce e piso em cimento, as paredes de madeira revestidas de Eucatex e a cobertura de telha de zinco.
Apesar de ser um prédio muito simples, o hospital era muito bem equipado e atendia à população de Três Marias e região. Havia consultórios médicos, odontológicos, laboratórios de análise clínica, raios-X, além os leitos; enfim, toda uma infraestrutura para o funcionamento de um hospital que deveria ser utilizado durante mais ou menos oito anos e depois seria desativado, o que não aconteceu.
Terminadas as obras da barragem, o hospital já não era mais necessário nas dimensões em que funcionou durante muitos anos. Mas desativar uma casa de saúde que já se tornara tradicional, em funcionamento há 17 anos não seria fácil. Após muitas reuniões, a Prefeitura Municipal de Três Marias negociou com a Cemig e a Cia. Mineira de Metais a criação de uma Fundação de Saúde. Por meio de um convênio, a prefeitura, com a ajuda das duas empresas, construiria o hospital na cidade. E depois, por intermédio de uma Fundação, responsabilizar-se-iam pelo seu gerenciamento.
Durante o ano de 1975, foi construída a nova sede do Hospital São Francisco, situada no Bairro Parque Diadorim, em um terreno de 11.000 m² doado pela CODEVASF.
Todo o equipamento do Hospital São Francisco, no Acampamento da CEMIG, foi transferido para o novo Hospital e o prédio antigo foi desativado. A área construída, na época, foi de 2.000m². O novo hospital iniciou suas atividades na sede do município de Três Marias, em 1976.
Atualmente somos classificados como um Hospital Geral de médio porte. Possuímos Leitos deenfermaria, Maternidade, Pediatria, Apartamentos, Laboratório de Análises Clínicas (terceirizado), Raio-X, Ambulâncias para remoção de pacientes, Bloco cirúrgico, Bloco obstétrico. Contamos com médicosque atendem às especialidades básicas: Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Clínica Médica, CirurgiaGeral, Ortopedia e Anestesia.
Somos um hospital filantrópico com atendimento SUS em aproximadamente 95% da sua demanda. A única porta de entrada da urgência e emergência do município com atendimento 24 horas, ficando a referência de maior complexidade há 140 km de distância.
Missão
Atuar com excelência e segurança na prestação de serviços de saúde, alicerçados no cuidado às pessoas, na competência e aprimoramento profissional, sustentabilidade, humanização e valorização da vida.
Visão
Ser um hospital de excelência nas práticas médicas, assistenciais e de gestão, integrado por uma equipe comprometida com a melhoria contínua.
Valores
Ética, Segurança, Humanização, Transparência e Inovação.
Muito mais do que um compromisso, a FILANTROPIA é a razão de ser da nossa instituição há mais de 45 anos. Somos uma entidade privada, sem fins lucrativos.
Trabalhamos diariamente inspirados pela força da vida em um ambiente amistoso, dinâmico e inovador. Buscamos pessoas que estejam dispostas a dedicar-se ao cuidado e compartilhar conosco o propósito de melhorar a saúde, segurança e bem-estar dos nossos pacientes. Tem interesse em fazer parte da nossa equipe?
Clique AQUI e nos envie seu currículo.
Queremos ouvir suas críticas, elogios e sugestões.